quinta-feira, 28 de março de 2013

CNBC Conselho Nacional de Bombeiros Civis Brasil


O Conselho Nacional de Bombeiros Civis do Brasil, é a entidade de união e representação da profissão de Bombeiro Civil no Brasil, sendo a entidade nacional de normatização no setor e mantenedora do registro nacional de Bombeiros Civis, para pessoas e entidades do setor.


CNBC Conselho Nacional de Bombeiros Civis 

O CNBC conta com a presidência nacional com sua diretoria e conselheiros, e representantes na maioria dos estados do Brasil e principais municípios, e se concentra em 3 atividades principais:

1. Representação
Defesa e representação da profissão em todo País, auxiliando entidades regionais, combatendo a formação ilegal e o posterior exercício ilegal da profissão, buscando mais e melhores postos de trabalho nos setores privado e público.

2. Registro Nacional de Bombeiros
Manter inscrições de pessoas e entidades nos registros do CNBC, e meio de consulta pública gratuita, acessível pelo site.

3. Normatização
O CNBC é o organismo nacional de normatização para o setor, promovendo Normas Brasileiras de acesso publico e gratuito sobre o exercício da profissão, que já possuem a acreditação do mercado sendo adotadas por profissionais e entidades em todo País.

O CNBC também participa ativamente da elaboração e atualização de Leis e Normas relacionadas a profissão.

As metas do CNBC para 2013

1. Apresentar Leis em níveis Federal, estadual e Municipal para desenvolvimento da profissão e maior segurança em prevenção e resposta a emergências.

2. Instituir os cursos Técnico Bombeiro, e Bacharel Bombeiro.

3. Firmar acordos de cooperação com entidades relacionadas a profissão.

4. Promover o Congresso Nacional de Bombeiros do CNBC Brasil.

História do CNBC:

O CNBC foi fundado em outubro de 2009, mas só foi constituído legalmente em sua segunda diretoria em maio de 2011, sendo ratificado em janeiro de 2012. Em 2013 iniciou campanha para

Em 2011, o CNBC iniciou as inscrições para o registro nacional de Bombeiros e Salva Vidas, para profissionais: Bombeiros, Salva Vidas, Instrutores e Responsáveis Técnicos por Ensino e por Serviços, e para entidades de prestação de serviços de Bombeiros ou de Ensino desta profissão.

Em audiência pública na Interlegis, no Senado Federal, foi lançado o Código de Ética do Bombeiro Civil e Salva Vidas, ratificado no ano seguinte como a Resolução CNBC 02/2012, que foi um marco para profissão.

Este ano foi marcado pela primeira representação nacional do CNBC, em audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais no Senado Federal, onde defendeu através do presidente Ivan Campos, o nome da profissão frete a manobra de oficiais de corporações de Bombeiros Militares que através de um projeto de lei pretendiam destruir a profissão alegando que só os militares poderiam ser Bombeiros no Brasil, nessa ocasião foi denunciada a máfia das brigadas particulares promovida por oficiais daquela corporação.

Em 2012, foi aperfeiçoado o registro nacional de Bombeiros que passou a contar com consulta pública sobre pessoas e entidades inscritas, uma ferramenta gratuita de utilidade pública usada por contratantes como critério de seleção e por autoridades como parâmetro de fiscalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário